Erva Cidreira

A erva-cidreira

A erva-cidreira é um hipotenso moderado que pode diminuir palpitações do coração devido a tensão. Pesquisadores alemães constataram que o óleo essencial da planta atua na parte do cérebro que controle o sistema nervoso autônomo e protege o cérebro de estímulos externos excessivos. O chá da erva-cidreira relaxa o sistema nervoso, induzindo a pessoa ao sono. Também é usado para epilepsia, perturbações nervosas, insônia, desmaios, histeria, enxaqueca, hipocondria e vertigem.

A erva-cidreira possui um efeito tônico sobre o coração e o sistema circulatório, causando uma leve vasodilatação dos vasos periféricos, auxiliando a reduzir a pressão sanguínea. O chá e o óleo essencial podem beneficiar pacientes com ansiedade e depressão, vez que os óleos voláteis na planta (particularmente o citronelal) têm efeito sedativo, mesmo em concentrações mínimas.

O chá de erva-cidreira, ao mesmo tempo que traz benefícios para o sistema nervoso, também possui propriedades medicinais Carminativa que beneficiam o sistema digestivo, combatendo vários distúrbios intestinais, como flatulência (gases intestinais) e cólicas.

Acredita-se que os taninos e outros extratos fitoquímicos da erva-cidreira são recomendados para combater os vírus da caxumba e herpes. Na medicina alternativa, é usada em compressas para inchaços, como gota e febre e aplicada a eczema e dores de cabeça. Utilizada como erva de banho e em óleos de massagem, máscaras faciais, loções de beleza e perfumes. A erva-cidreira é composta de óleos voláteis (citral, citronelal, acetato de eugenol, geraniol e outros componentes), princípio amargo, resina, polifenóis, taninos, flavonóides, ácido succínico, ácido rosmarínico e triterpenoides.

Na culinária, a erva-cidreira é utilizada em carnes, saladas, marinadas, verdras, geléias, pudins, guarnições, vinagres, licores (Beneditino e Chartreuse). As folhas secas não são consideradas tão saborosas quanto frescas.

Contraindicações e efeitos colaterais da erva-cidreira

A erva-cidreira é considerada segura, inclusive para crianças, contudo, pode abaixar a função tireóide, o que pode ser benéfico para algumas pessoas, mas pode prejudicar outras.

Anúncios

Gratidão por sua visita!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: