Boldo

Cura ressaca, estimula a digestão e a secreção biliar, trata distúrbios intestinais e hepáticos, combate a prisão de ventre, alivia gases intestinais, ajuda a tratar transtornos do fígado, ajuda na queima de gorduras.

De acordo com o site natural internauta, nossas avós já sabiam e sempre falavam: o chá de boldo é um remédio caseiro eficiente para cuidar de diversos problemas. Por isso, é muito comum encontrarmos esta planta nos quintais, seja em áreas rurais ou urbanas. Ela ocupa pouco espaço e é bem fácil de cultivar.

A planta, conhecida cientificamente como Plectranthus barbatus, possui diversas propriedades medicinais, principalmente no que diz respeito ao bom funcionamento do sistema digestivo. O chá é a forma mais comum de utilização medicinal do boldo, mas também é possível usar o extrato das folhas diluído em álcool para uso externo. Algumas pessoas também usam o sumo das folhas diluído em água para curar a ressaca. Além de melhorar os incômodos estomacais, ele alivia as dores de cabeça causadas pelo excesso de bebida alcoólica.

O gosto amargo da planta estimula o apetite. Além disso, o boldo atua no sistema nervoso central e, por isso, tem efeito calmante. Pesquisas recentes ainda mostram que o boldo pode auxiliar no processo de emagrecimento, pois funciona como diurético e ameniza a ansiedade. Acesse o link para saber mais detalhes sobre esse assunto.

Propriedades Medicinais

Plectranthus Barbatus

O boldo pode ser utilizado em várias enfermidades, como:

  • Má digestão;
  • Azia;
  • Cólicas;
  • Ressaca;
  • Gastrite;
  • Falta de apetite;
  • Gases;
  • Insônia;
  • Ansiedade;
  • Problemas de fígado.

Como Usar

Como já foi dito, a forma mais comum de se usar as folhas de bolo é preparando um chá. Ele não é saboroso, pois o boldo tem um sabor bastante amargo, mas vale a pena utilizar a bebida, devido os benefícios que pode trazer para a saúde. O preparo do chá de boldo é muito simples. Você vai precisar de:

  • 1 colher (de sobremesa) de folhas de boldo picadas
  • 1 xícara (de chá) de água

Basta ferver a água e despejar sobre as folhas de boldo. Mantenha a mistura em um recipiente fechado por 10 minutos, coe e tome em seguida. A dica é tomar até 3 xícaras do chá por dia e não exceder essa quantidade. O ideal é tomar o chá assim que for preparado, para que não se perca as suas propriedades. Também não é recomendado que se adoce o chá, pois o açúcar pode retirar algumas das características principais da planta. Além disso, o consumo de açúcar em excesso deve ser sempre evitado, especialmente por pessoas que tenham diabetes ou problemas com a glicose alta.

Contraindicações

Apesar dos benefícios do boldo, existem alguns cuidados a serem tomados antes de se consumir esta planta. Aliás, é sempre importante lembrar que as ervas medicinais devem ser utilizadas com cautela, mesmo sendo naturais. O boldo não é indicado para grávidas e lactantes. Pessoas com hepatite também devem evitar o consumo da planta.

É também muito importante que não se exceda a quantidade recomendada acima.

Se depois de utilizar o chá os sintomas persistirem, procure um médico para uma melhor avaliação do seu problema.

Anúncios

Gratidão por sua visita!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: