Tire o sal e o açúcar de sua vida e sinta a diferença

Muitos por ai dizem que comida sem sal não é comida e alguns dizem que não sabem sobreviver sem o açúcar, ligeiro engano. Nosso paladar acostuma com os sabores, como um vício e depois de viciado é preciso muita disciplina para mudar. Nosso organismo,  sobrevive muito bem com pouco sal e açúcar, em muitos casos até ser vitais a exclusão destes inimigos.

É possível “reprogramar” nosso paladar para escolher alimentos mais saudáveis. Isso requer, no entanto, um pouco de esforço.

Segundo a nutricionista, nossas papilas gustativas se adaptam muito bem à nossa dieta, o que significa que é possível treiná-las com o tempo. Geralmente, as pessoas conseguem acostumar o paladar em cerca de 15 dias. Aqui estão algumas dicas para você conseguir comer menos sal e açúcar:

Elimine todos os industrializados ricos nem sal e açúcar, como salgadinhos, fast-food, brigadeiros e doces com açúcar refinado, entre outros. “Eliminando a comida que você está acostumado a comer a todo o momento, suas papilas gustativas vão se ajudar e reverter sua resistência”, disse Shawn Casey, coach de alimentação saudável da One Medical.             Matéria completa

Açucar-inimiga-da-saúde

O açúcar é um inimigo para o nosso organismo, disso todos sabem. Fazer uso do açúcar em excesso, pode prejudicar a saúde do seu cérebro, causando sérios problemas na função cognitiva até a sensação de bem estar.

Em média, 74% dos produtos embalados que são encontrados nos supermercados contém açúcar. A Organização Mundial da Saúde recomenda que apenas 5% da ingestão calórica diária seja proveniente de açúcar. O que para os americanos, não é uma regra, eles consomem cerca de 13% dele.

O cérebro humano consome mais energia do que qualquer outro órgão do corpo humano. Sua principal fonte de energia é a glicose. Porém, quanto mais açúcar consumimos, mais a desejamos. Isso pode ter sérias consequências em nossa vida”.

açucar-inimiga-do-cerebro

Os efeitos no cérebro

Quando o consumimos, o açúcar ativa os receptores gustativos na língua, que enviam um sinal ao cérebro para liberar uma onda de hormônios que promovem o bem estar. A dopamina é um deles. Então, o açúcar “sequestra a via da recompensa do cérebro”, explica o neurocientista, ” Jordan Gaines Lewis.

O problema na verdade começa a surgir quando o estímulo, que era para ser ocasional desse sistema de recompensa no cérebro é ativado com frequência. “A ativação em excesso deste sistema de recompensa dá início a uma série de eventos desagradáveis: perda de controle, desejos e uma maior tolerância ao açúcar”, explicou outra neurocientista“, Nicole Avena.

Alimentos com alto índice glicêmico estimulam regiões do cérebro associadas à resposta de recompensa. Isso provoca um sentimento mais intenso de fome em comparação com alimentos de baixo índice glicêmico.

Segundo um estudo recente, o açúcar também pode afetar o humor. Em pessoas jovens saudáveis, a capacidade de processar as emoções pode ser comprometida devido aos altos níveis de açúcar na corrente sanguínea. Assim, como os pacientes convivendo com diabetes tipo 2 aumentavam os sentimentos de tristeza e ansiedade.

doces

O alto consumo de açúcar prejudica os vasos sanguíneos. Estudos com um grupo de pessoas diabéticas mostraram danos progressivos. Entre eles déficits de aprendizado, memória, velocidade motora e outras funções cognitivas.

Para evitar os altos índices de ingestão de açúcar, a substituição dos doces, no geral, por frutas frescas são aconselhados. Pois, além de se obter o doce, o organismo também absorve fibras, fitoquímicos que bloqueiam os efeitos negativos do açúcar na corrente sanguínea e antioxidantes que promovem muitos benefícios ao nosso corpo”.

Fonte: Fatos

Por favor, se você gostou do post, não deixe de contribuir com seu comentário, assim, me sentirei mais motivada para escrever sabendo também o que você pensa. Contribua com sua opinião.

Visite também estes aprendizados , Cursos que podem mudar a sua vida  tem cursos superinteressantes e fáceis, que podem fazer de você um grande profissional ou mesmo ampliar os seus conhecimentos.

Um beijo da Patty

Anúncios

Gratidão por sua visita!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: