Teste – expectativa de vida

Um estilo de vida sedentário está associado a uma maior tendência de alguém adoecer por qualquer motivo – e, na pior das hipóteses, até morrer. por isso, há grande  interesse em uma ferramenta simples de avaliação física, capaz de ver a chance de uma pessoa viver bem por muito tempo. É exatamente o caso deste teste, que pode ser aplicado por médicos e outros profissionais da saúde.

Faça o teste

Meditação-1

  • Sente-se no chão (com as pernas  cruzadas) e, sem pressa, levante-se.

Segundo estudo divulgado recentemente, se você conseguir fazer isso sem se apoiar com os braços, as mãos (no chão ou sobre um joelho) ou com a lateral das pernas, anime-se, pois há grandes chances de que você terá uma boa expectativa de vida.

O candidato começa com 10 pontos 5 para abaixar e cinco para  levantar.

  1. Se você utilizar as mãos você terá um ponto a menos.
  2. Se apoiar o antebraço, também um ponto a menos.
  3. Se utilizar a ajuda dos joelhos, menos um ponto, o ideal é levantar as nádegas sem utilizar os joelhos.
  4. Sem utilizar a lateral da perna, pode até usar, mas o ponto cai (-1).
  5. Se  colocar as mãos no joelho, não  passa incólume. (-1).
  6. Se o corpo balançar de modo visível é removido meio ponto.
  • 0 a 3 pontos – Se seus pontos finais chegaram a este resultado, você precisa fazer um acompanhamento médico cuidadoso. Risco de mortalidade e ou enfermidades graves.
  • 3,5 a 5,5 pontos – Esta pontuação indica um organismo que dá vários sinais de fraqueza e desgaste, com riscos graves. Para evitar uma piora perigosa, há urgência em rever todo o estilo de vida, incluindo exercícios na rotina.
  • 6 a 7,5 pontos – Essa pontuação revela uma aptidão física diminuída, típica de quem não esta praticando atividade física com a frequência devida. Algo que dá para ser corrigido, até reverter o quadro de declínio da saúde em geral.
  • 8 a 10 pontos – Não importa a idade, quem tem esta pontuação está em plena forma e distante de chateações relacionadas ao sedentarismo. Baixo risco de morte.

meditação-4

Ao longo de 6 anos e 4 meses, uma equipe de pesquisadores brasileiros (e um dos Estados Unidos) acompanhou 2.002 adultos (sendo 1.361 homens) com idades de 51 a 80 anos que passaram pelo teste descrito no primeiro parágrafo:

Durante o período, 159 participantes morreram e, destes, apenas 2 haviam se saído bem no teste – com pontuação de 8 a 10 (máxima). Os demais haviam obtido pontuações baixas (de 0 a 3), o que seria um indício de baixa flexibilidade corporal – entre eles, o risco de mortalidade era 5,4 vezes maior do que em relação aos outros.

“Se uma pessoa de meia-idade ou mais velha consegue se sentar e se levantar do chão usando apenas uma mão – ou, melhor ainda, sem a ajuda de uma mão –, ela não apenas está entre aqueles com melhor saúde de seus músculos esqueléticos, mas também tem um prognóstico de sobrevivência provavelmente maior do que aqueles que não conseguem”, aponta o pesquisador Claudio Gil Soares de Araújo, da clínica CLINIMEX.

The TelegraphEuropean Journal of Preventive CardiologyCLINIMEX

Yôga pode ser o que você precisa

A Vida perfeita

Depressão, este mal tem cura!

66 maneiras de ser feliz

Por favor, se você gostou do post, não deixe de contribuir com seu comentário, assim, me sentirei motivada para escrever sabendo também o que você pensa. Contribua com sua opinião.

 

Um beijo da Patty

Anúncios

3 comentários em “Teste – expectativa de vida

Gratidão por sua visita!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: