O poder das cores

Oh! luz branca divina, luz puríssima cristalina, luz que me purifica e ilumina, penetra em cada átomo do meu ser, faça despertar em mim meus dons e meus talentos, faça brilhar em mim meu sol escondido. Que o amor divino guie meus pensamentos, palavras e ações.

Passe o mouse ou o dedo nos balões acima!

Você é o que pensa, sua vida vai ficar bem melhor se souber canalizar esta energia para  aumentar sua força interna, eliminando e corrigindo os hábitos negativos, melhorando seus corpos: físico, emocional e mental.

Você só pode dar o que tem, portanto, o primeiro passo a ser dado é manter pensamentos construtivos, seus pensamentos atingem também seres com quem você convive, causando-lhes alegria ou tristeza, bem ou mal. Nunca use seus dons egoisticamente, profanamente, pois você receberá somente aquilo que semear.                                                                          Yôga mente e cores – (Maria da Glória, 1985)

A Cromoterapia denomina-se, pela cura através das através das cores, estabelece o equilíbrio e a harmonia entre corpo, mente e emoções. Cada cor tem sua função terapêutica específica e atua em um chakra ou um órgão do corpo humano, com o objetivo de harmonizar. Atua do nível físico aos mais sutis, ao serem acionadas, as cores impactam fortemente na área, restabelecendo ou energizando tudo que está bloqueado ou em desequilíbrio no corpo, como as doenças, por exemplo.

Para Hipócrates, saúde e doença dependem do grau de harmonia na interação entre meio ambiente, corpo e mente.

Os adeptos da cromoterapia entendem que cada cor possui uma vibração específica e uma capacidade terapêutica.

cores

  • Isaac Newton no século XVII conseguiu descobrir as cores do arco-íris, fazendo com que um feixe de luz do sol passasse por um prisma.
  • Já o cientista alemão Johann Wolfgang von Goethe, no século XVIII, pesquisou durante cerca de quarenta anos as cores e descobriu que:
  1. Vermelho – possui propriedades que estimulam;
  2. Azul – possui propriedades calmantes;
  3. Amarelo – provoca sensações de alegria;
  4. Verde – é repousante.

E que esses efeitos são mais ou menos intensos, dependendo da tonalidade usada.

Cores

A funcionalidade de cada cor

O método é baseado nestas sete cores –

  1. Amarelo  – muito viva, age sobre a mente, ajudando a raciocinar e mandar para longe os pensamentos obsessivos. É a cor da inteligência, do estudo e da criatividade;
  2. Azul ou índigo– traz paciência e serenidade, ajudando a tranquilizar o corpo e a mente. É indicada nos casos de insônia e estresse, pois ajuda a melhorar a qualidade do sono; Índigo – ajuda a equilibrar as energias e trabalha a intuição, além de contribuir para a limpeza e purificação de ambientes;
  3. Verde – é calmante e traz equilíbrio. O verde tem a capacidade de melhorar qualquer condição física negativa e energiza o corpo e a alma. É a única cor que não possui nenhuma contraindicação;
  4. Violeta ou lilás – é uma cor muito espiritual e mística, ajudando quem está desequilibrado emocionalmente e descrente. Quando usada em casa, ela limpa e isola os ambientes da má vibração;
  5. Laranja –  representa a intelectualidade. Como exemplo disto, para as crianças preguiçosas com os estudos, deve-se forrar suas bancadas de trabalho com toalhas plásticas na cor laranja. Esta cor atrai a atenção das pessoas, e fixa melhor no intelecto o que estiver sendo estudado durante a exposição conjunta da leitura com a cor.
  6. Vermelho;  – intensa e estimulante, é indicada para afastar a depressão e o desânimo. É a cor das paixões, conquistas e sexualidade. Cuidado ao aplicá-la no quarto, pois pode tirar o sono, deixando a pessoa agitada.
  7. Rosa – traz afeto, amor e união. Ajuda particularmente no equilíbrio dos relacionamentos pessoais e profissionais.

Cada cor possui uma vibração energética diferente e, à medida que se propagam em algum ambiente, causam efeitos curativos ou calmantes nesse espaço. Vale lembrar que não é só a visão que absorve a energia de uma cor. Todo o organismo possui capacidade de perceber e receber os efeitos da Cromoterapia.

Cores-2

A Cromoterapia no Dia a Dia

O cromoterapeuta é o terapeuta que aplica o tratamento de acordo com seu conhecimento sobre as cores e suas funções.

Cada cor atrai um tipo de energia fundamental para o funcionamento de nosso organismo. Para trazer as boas vibrações para sua vida, é possível trabalhar com as cores na meditação, fazendo visualização de feixes de luz entrando em seu corpo, ou em ambientes, comidas e roupas.

O ideal é que cada emoção ou parte do corpo seja trabalhada com um tipo específico de cor, de acordo com a necessidade  – assim, tanto o aspecto emocional quanto a parte física podem sair do desequilíbrio e voltar a funcionar de maneira natural. Vale lembrar que os efeitos da Cromoterapia dependem da intensidade com que as cores são utilizadas.

Cores-1

Os chacras e sua posição no corpo humano

Cores dos chacras

São sete os chacras e estão localizados ao longo da coluna, representam nossos centros de força.

Cada um dos chacras possui uma cor do espectro da luz visível, junto com uma função e órgão ou sistema do corpo. De acordo com essa visão, os chacras poderiam se desequilibrar e causar doenças físicas, mas a aplicação de cores apropropriadas teriam a propriedade de regular tais desequilíbrios.

prisma

Cores e descrição

  1. Cor-Vermelho – Chacra-Primeiro-Localização do chacra-Base da espinha-Função-Instinto e sobrevivência.
  2. Cor-Laranja – Chacra-Segundo-Localização do chacra-Baixo abdómen-Função-Genitais, emoções, sexualidade.
  3. Cor-Amarelo – Chacra-Terceiro –Localização do chacra-Plexo solar –Função– Poder, ego.
  4. Cor-Verde – Chacra-Quarto –Localização do chacra-coração –Função– Amor, senso de responsabilidade.
  5. Cor-Azul – Chacra-Quinto-Localização do chacra-garganta –Função– Comunicação física e espiritual.
  6. Cor-Índigo – Chacra-sexto-Localização do chacra-Inter cílio (acima do centro das sobrancelhas) –Função– meio da testa Perdão, compaixão, entendimento.
  7. Cor-Violeta – Chacra-sétimo-Localização do chacra-Coroa da cabeça-Função– conexão com as energias universais, transmissão de ideias e informação.

Porta da Educação

cores-4

Fotobiologia

É o termo para o estudo científico atualmente do efeito da luz sobre os seres vivos quem vem substituindo o uso da palavra cromoterapia, num esforço de desassociá-la de suas raízes no misticismo vitoriano, bem como desvinculá-la da associação com simbolismo e mágica. A fototerapia, aliás, é uma abordagem de tratamento específica que usa luzes de alta intensidade para tratar desordens específicas de humor, sono e pele.

Maiores informações Iluminação e Fotobiologia

Em 2018, no Brasil, o Ministério da Saúde, incluiu a sua prática no Sistema Único de Saúde (SUS), como parte da Política Nacional de Práticas Integrativas.

Conclusão

Cada cor possui uma vibração energética diferente e, à medida que se propagam em algum ambiente, causam efeitos curativos ou calmantes. Vale lembrar que não é só a visão que absorve a energia de uma cor. Todo o organismo possui capacidade de perceber e receber os efeitos da Cromoterapia.

Visite também

66 maneiras de ser feliz

Depressão, este mal tem cura!

Depressão, busque sua felicidade em Deus

Pensamentos & Verdades

Como pensar para realizar seus sonhos

Yôga pode ser o que você precisa

O segredo para encontrar a felicidade. — Colecionadora de Palavras

Investindo em você

A Vida perfeita

Teste – expectativa de vida

Cursos para ganhar dinheiro na internet

 Por favor, se você gostou do post, não deixe de contribuir com seu comentário, assim, me sentirei motivada para escrever sabendo também o que você pensa. Contribua com sua opinião.

Um beijo da Patty

Anúncios

2 comentários em “O poder das cores

Gratidão por sua visita!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: