Aprenda o que é o medo e como ele age na sua mente e corpo

MEDO-5

A ideia de que algo ou alguma coisa possa significar algum tipo de ameaça a segurança ou a vida de alguém, faz com que o cérebro ative, involuntariamente, uma série de compostos químicos que provocam reações que caracterizam o medo.

Medo é um estado emocional que surge em resposta imediata a consciência perante uma situação de eventual perigo. Normalmente, para surgir o medo é necessário a presença de um estímulo que provoque ansiedade e insegurança no indivíduo. Porém, em determinadas situações, o medo pode se desencadear apenas a partir da ideia em relação a algo que foi ou é desagradável, alguma situação na qual ela se expos no passado ou sente medo de que venha a lhe ocorrer no presente ou futuro.

Nos humanos este medo também pode ser provocado por razões sem fundamento ou lógica racional, baseados em crenças populares ou lendas. O medo de fantasmas por exemplo.

MEDO-2

O medo provoca um receio em realizar aquilo que geralmente demonstra algum tipo de ameaça, esse tipo de ameaça pode ser tanto físico como psicologicamente.

Existem diferentes tipos e níveis de medo, que pode ir desde uma ligeira ansiedade ou desconforto até o pavor total. As respostas do organismo também se apresentam de diferentes modos de acordo com a intensidade do medo.

O Pavor é o estado mais elevado do medo. A ansiedade antecede o medo, o grau máximo do medo é o pavor e, o mínimo, uma leve ansiedade.

O medo pode se tornar uma doença, denominada fobia, quando passa a comprometer as relações sociais e a causar sofrimento psicológico.

Inconscientemente, as características físicas apresentadas pelo sentimento de medo preparam o corpo para duas prováveis reações naturais: o confronto ou a fuga.

MEDO-4

Quando o medo passa a ser patológico, ou seja, quando afeta profundamente um indivíduo no âmbito físico, psicológico e social, os psicólogos podem diagnosticar a pessoa como portadora de uma fobia.

Pode-se desenvolver fobias por várias coisas, como: medo de palhaços (coulrofobia), medo de gatos (elurofobia), medo de tomar banho (ablutofobia), medo de altura (acrofobia), medo de não ter fobias (afobias), medo de ser tocado (afefobia), medo de ficar em lugares fechados (claustrofobia), entre muitas outras.

Saiba mais sobre o significado de fobia.

A fobia pode ser de longa duração, provocando intensas reações físicas e psicológicas e pode até comprometer seriamente a qualidade de vida de quem a possui.

Confira a lista de Fobias -CLIQUE AQUI

Até os animais sentem medo – CLIQUE AQUI

Algumas características físicas que o medo provoca

  • Coração acelerado;
  • Respiração altera o ritmo;
  • A contração da musculatura aumenta;
  • Pode surgir tremores pelo corpo, como arrepios dos pés a cabeça;
  • Pensamentos inconstantes podem surgir.

MEDO-6

O medo é uma sensação que nos antecede para que tomamos alguma medida de alerta de extrema importância para a sobrevivência das espécies, principalmente para o ser humano.

Nos seres humanos, o medo também pode ser provocado por razões sem fundamento ou lógica racional, quando estão baseados em crenças populares ou lendas. O medo de fantasmas é um exemplo.

Existem diferentes tipos e níveis de medo, que pode ir desde uma ligeira ansiedade ou desconforto até o pavor total. As respostas do organismo também se apresentam de diferentes modos de acordo com a intensidade do medo.

Uma das técnicas mais utilizadas entre os psicólogos para tratamento do medo é a Dessensibilização Sistemática, onde se constrói uma escala de medo, da leve ansiedade até o pavor, e, progressivamente, o paciente vai sendo encorajado a enfrentar aquilo que provoca esta sensação de medo. Sendo assim o paciente passa, por um processo gradativo de reestruturação cognitiva em que ocorre uma reaprendizagem, ou ressignificação da reação que anteriormente gerava a resposta de alerta no organismo para uma reação mais equilibrada.

Medo ou Fobia, aprenda a reconhecer e tratar estes problemas – CLIQUE AQUI

Por favor, se você gostou do post, não deixe de contribuir com seu comentário.

Um beijo da Patty

Anúncios

Um comentário em “Aprenda o que é o medo e como ele age na sua mente e corpo

Gratidão por sua visita!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: