Descubra se você é uma pessoa avarenta e porque isso pode te prejudicar

Avareza ou sovinice

Avareza é o medo e a insegurança de perder algo que possui, como bens materiais ou poder.  Uma pessoa avarenta tem dificuldade de dar o  que tem mesmo que seja para ajudar uma pessoa, tem cuidado com seus pertences e é uma pessoa egoísta. Uma pessoa avarenta é popularmente chamada de  pão-duro, mão-de-vaca, unha-de-fome ou muquirana, também pode ser chamada de Mão de figa, ou seja, não abre a mão para gastar o seu dinheiro. Alusão à forma da figa, amuleto que é representado pela mão fechada.

Quando o homem pensa ser Deus, dono de si próprio, auto suficiente, ele ignora a presença de que existe uma força superior e isto lhe acarreta insatisfação, quando algo não sai do jeito que ele previu. Isto lhe proporcionará vários sentimentos amargos que destroem sua vida e que vai o afastando cada vez mais daquilo que trás paz.  Ele vive em busca de algo que somente encontrará quando tiver sua consciência plena de que ele é um ser livre e que não precisa de bens materiais para viver.

frases-sobre-avareza-4

Muitas pessoas dizem variadas desculpas para justificar a avareza, são elas: administração de bens, guardando para o futuro, eu não tenho nada por isto não posso dar nada, ninguém me ajudou, consegui o que tenho sozinho, etc.   A avareza é o egoísmo, é o apego excessivo ao dinheiro, às riquezas, aos bens materiais e a falta de generosidade, a cobiça, o desejo excessivo pelas posses. 

O avarento é uma pessoa má, uma pessoa que inventa razões mentirosas para não ajudar a quem precisa, dando desculpas com relação ao que o outro fará com o dinheiro. O que o outro fará com o dinheiro não importa, ele estará acarretando o mal para a sua própria vida, caso ele use os recursos advindos de doações para outras finalidades. Os pensamentos do avarento são alimentados pela ganância, o querer sempre mais, que o leva a não ser generoso. 

Avareza-5

Uma pessoa avarenta é relutante em gastar dinheiro, muitas vezes a ponto de renunciar até mesmo confortos básicos e algumas necessidades que podem melhorar suas vidas, uma pessoa avarenta pensa que viverá para sempre, que nunca irá morrer, que precisa daqueles bens para viver bem e acaba morrendo sem usufruir nada ou nunca sentem confortareis com o que tem, sempre preocupados em perder o que tem ou em adquirir mais e mais. 

avareza-8

O pecado capital avareza não tem o significado real de avareza segundo o catolicismo. O pecado avareza, na verdade é a ganância que foi traduzido de forma errada para o português como avareza,  a palavra avareza significa ganância, sendo a ganância um dos sete pecados capitais. A sovinice, pode ser incluída como parte desse pecado.

No Confucionismo tradicional chinês, pessoas que se relacionam com dinheiro muito dinheiro, como donos de terras e comerciantes, eram consideradas pessoas de baixa ordem na sociedade, inferiores aos camponeses que cultivavam o solo. Elas eram condenadas em representações simbólicas como avarentas e punidas com tempos de penúria.

Já no Budismo o indivíduo deve se desapegar de bens materiais e da necessidade de prazer para poder evitar o sofrimento.

avareza-2

Uma pessoa avarenta, acha que tudo e todos querem tomar seus valores materiais ou financeiros, ninguém é verdadeiro e que todo tipo de relacionamento ou envolvimento são simplesmente interesse em suas posses.

avareza-10

Existem vários personagens artísticos que encenam avareza exagerada para fazerem humor ou para ser um contra-exemplo e ensinar virtudes e valores morais.

São eles:

No Inferno de Dante Alighieri, os avarentos são colocados no quarto círculo do inferno, junto com o gastador. Eles devem empurrar pesos do tamanho de sua riqueza, constantemente colidindo.

avareza-11

De acordo com a Biblia 

“E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui.” (Lucas 12:15) 

 “Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.” (1 Samuel 16:7)

“Porque o ímpio gloria-se do desejo da sua alma; bendiz ao avarento, e renuncia ao Senhor.” (Salmos 10:3)  

Também todas as armas do avarento são más; ele maquina invenções malignas, para destruir os mansos com palavras falsas, mesmo quando o pobre chega a falar retamente.”(Isaías 32:7) 

“E dizia: O que sai do homem isso contamina o homem. Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem”.  (Marcos 7.20-23)

“Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei”. (Hebreus 13.5)

“Ora, aquele que possuir recursos deste mundo, e vir a seu irmão padecer necessidade, e fechar-lhe o coração, como pode permanecer nele o amor de Deus? Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade”. 

(I João 3.17,18)

AVAREZA É IDOLATRIA 
 “Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus”.  (Efésios 5.5)

avareza-3

O avarento é idolatra, adora os bens materiais, as posses, o dinheiro, coloca em primeiro lugar em sua vida essas coisas e não consegue servir a Deus, fazendo a sua vontade com relação aos recursos que tem. Ele ama o dinheiro e por isto cai em engano e em toda forma do mal. 
 

“Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam o homem na ruína e perdição. Porque o amor do dinheiro é a raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça (avareza), se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores”. (I Timóteo 6.9,10)

avareza-4

 

Além de o avarento ser idolatra, amar o dinheiro, cair em ruína e perdição, se desviar da fé e a si mesmo se atormentar com muitas dores, também ele não tem herança no reino de Deus.

 O desejo pelas coisas nos leva a dedicar tempo demais e trabalho demais para o comprar tudo aquilo que supostamente nos satisfará, reclamando que não podemos ter tudo o que queremos. Jesus disse: “Onde está o vosso tesouro,aí estará também o vosso coração”. É tão fácil ficarmos presos a esta vida. Somos capazes de dedicar tanto tempo, atenção e esforço pelo nosso bem-estar material que não temos tempo ou ânimo de sobra para nos dedicar a Deus. 

Poucas pessoas se admitem ser gananciosas ou invejosas. Mas a Bíblia nos adverte constantemente contra esses pecados. Se o nosso coração está preso a esta vida, somos idólatras, independentemente de quão alto cantemos o nosso amor por Jesus. 

“Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui” (Lucas 12:15).


Devemos acumular “tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam” (Mt 6.20).

Mateus 6.24, “não podeis servir a Deus e às riquezas”.

Se formos sinceros, reconheceremos que quando não somos generosos nos omitimos, porque o amor e o apego às riquezas foram mais fortes em nossa decisão.

Se olharmos de maneira global e ampla, concluiremos que o dinheiro é parte de tudo o que pertence a Deus: “Ao Senhor pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam”. Deus não tem casa de moedas, mas tudo é Dele. A matéria-prima do dinheiro (níquel, prata, ouro, cobre e celulose) foi criada por Deus, e a Ele pertence por direito de criação (1Cr 29.11,14).

Conclusão

Caridade-1

Ao contrario da avareza, devemos ser caridosos com quem precisa, não para nos elevar a vaidade, mas para saciar a sede daquele que te pede de beber.

Reparta um pouco daquilo que você tem e isto nunca lhe fará falta. A abundância vem quando aprendemos a compartilhar, o universo sempre nos dá mais e mais para podermos ajudar o maior número de pessoas.

caridade-5

Não pense só em si, pense naqueles que sofrem, que padecem, que precisam de ajuda.

FRATERLUZ - Caridade 5

Seja por uma fraqueza espiritual, doença ou vícios, todos somos filhos do mesmo pai e todos um dia podemos estar em situações que podemos precisar de alguém. Até mesmo um médico super renomado, precisa de um ser caridoso, cheio de amor para lhe tratar caso algum dia ele precise.

caridade-6

De mil maneiras podemos fazer a caridade. Podemos fazê-la por pensamentos, por palavras e por ações.

BENEVOLÊNCIA + INDULGÊNCIA + PERDÃO ____________________________ CARIDADE

“Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que foi preparado para vocês desde a criação do mundo. Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram; necessitei de roupas, e vocês me vestiram; estive enfermo, e vocês cuidaram de mim; estive preso, e vocês me visitaram’. 
Mateus 25:34-36

 

“Nunca se preocupe com números. Ajude uma pessoa de cada vez e, sempre comece pela mais próxima de você”.  (Madre Tereza da Calcutá)

Guarde na mente que a caridade em seus atos deve ser a luz que vence a sombra. (Joanna de Ângelis)

Gratidão por ter lido este post até aqui, deixe seu comentário abaixo, beijos Patty!

Fonte

Mão de figa». http://www.dicionarioinformal.com.br. Consultado em 22 de março de 2018 

Keith McMahon (1995), Misers, shrews, and polygamists, Duke University Press 

Jennifer Doane Upton, Dark Way to Paradise 

Jennifer Doane Upton, Dark Way to Paradise 

http://ultimato.com.br/sites/estudos-biblicos/assunto/vida-crista/generosidade-ou-avareza/

https://www.casadosenhor.com.br/estudos/estudo/2

Anúncios

Gratidão por sua visita!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: